segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PISO: PORCELANATOS

FEITO DE ARGILA E FELDSPATO E SUBMETIDO A UMA QUEIMA DE 1200 A 1250 oC, O PORCELANATO É CONHECIDO POR SUA ALTA RESISTÊNCIA, DURABILIDADE E POROSIDADE QUASE NULA. DE ORIGEM ITALIANA, UMA DAS MECAS DA INDÚSTRIA CERÂMICA MUNDIAL, COMEÇOU A SER FABRICADO POR AQUI EM 1996.
EXISTEM DOIS TIPOS: O TÉCNICO (QUE PODE SER POLIDO OU NATURAL) E ESMALTADO. NO PRIMEIRO CASO, A TAXA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA É MENOR OU IGUAL A 0,1%; NO SEGUNDO, É MENOR OU IGUAL A 0,5% - QUANTO MAIS BAIXO ESSE ÍNDICE, MENOR A POROSIDADE E MAIOR A COMPACTAÇÃO DA PLACA. ISSO RESULTA EM CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS SUPERIORES, COMO RESISTÊNCIA À ABRASÃO.
O PEI (PORCELAIN ENAMEL INSTITUTE) INDICA A RESISTÊNCIA AO DESGASTE NAS PEÇAS ESMALTADAS E VAI DE 0 A 5. O COEFICIENTE DE ATRITO MEDE A RESISTÊNCIA AO ESCORREGAMENTO. EM ÁREAS PLANAS E COBERTAS, SÃO INDICADAS PLACAS COM ÍNDICE MENOR QUE 0,4 ENQUANTO EM ÁREAS DESCOBERTAS OU RAMPADAS, DEVE SER IGUAL OU SUPERIOR A 0,4. A GROSSO MODO, QUANTO MAIOR ESSE DADO, MAIS RUGOSA É A PEÇA.
UMA TENDÊNCIA ATUAL, OS TONS ESCUROS E AS VERSÕES QUE REPRODUZEM A APARÊNCIA (E TEXTURA) DAS MADEIRAS TRAZEM A SENSAÇÃO DE ACONCHEGO. O USO DE PEÇAS ESMALTADAS EM CASAS DE PRAIA, ONDE O ATRITO COM A AREIA É CONSTANTE, DEVE SER EVITADO. JÁ PARA ÁREAS MOLHADAS, A OPÇÃO MAIS ADEQUADA É O PORCELANATO TÉCNICO NATURAL.
EM ÁREAS COMO COZINHA E CHURRASQUEIRAS, NÃO É RECOMENDÁVEL USAR PRODUTOS RÚSTICOS DEMAIS : ALGUNS RETÊM GORDURA COM MAIS FACILIDADE.
QUANTO A APLICAÇÃO, O USO DE RISCADEIRA EM VEZ DA MAQUITA PERMITE CORTES MAIS PRECISOS. NO ASSENTAMENTO, RECOMENDA-SE PASSA A ARGAMASSA COLANTE TANTO NAS PLACAS COMO NO CONTRAPISO, ESPECIALMENTE SE FOREM PEÇAS GRANDES , OUTRA TENDÊNCIA EM VOGA. ESSA DUPLA CAMADA IMPEDE AS TRINCAS E O DESCOLAMENTO.
PARA REJUNTAR, A MELHOR OPÇÃO SÃO OS REJUNTES DE EPÓXI: SÃO MENOS POROSOS QUE OS CIMENTÍCIOS E FACILITAM A LIMPEZA. QUE, APÓS A FAXINA PÓS-OBRA QUE REMOVE O RESTO DA ARGAMASSA E DE REJUNTE, BASTA USAR ÁGUA E SABÃO OU DETERGENTE NEUTRO NO DIA-A-DIA. PRODUTOS QUÍMICOS E ABRASIVOS PODEM COMPROMETER O ESMALTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário