quarta-feira, 6 de julho de 2016

REFERÊNCIA: RINO LEVI (1901/1965)

UM DOS MAIORES NOMES DA ARQUITETURA BRASILEIRA, RINO LEVI (1901/1964) TEVE A CARREIRA INTERROMPIDA POR UM ATAQUE CARDÍACO, AOS 63 ANOS.DEIXOU COMO LEGADO OBRAS IMPORTANTES E A CONSOLIDAÇÃO DA ARQUITETURA MODERNA, ALÉM DE NOVOS RUMOS À PROFISSÃO DE ARQUITETO.
AINDA JOVEM, DEPOIS DE SE FORMAR NA ESCOLA SUPERIOR DE ROMA, ELE FOI PIONEIRO AO ABRIR SEU PRÓPRIO ESCRITÓRIO, EM 1927, EM SÃO PAULO - OS ARQUITETOS, ENTÃO, SÓ TRABALHAVAM PARA EMPRESAS. AOS POUCOS, RINO CONQUISTOU SEUS CLIENTES.
MESMO TENDO FEITO GRANDES CONSTRUÇÕES (CINEMAS, HOSPITAIS, INDÚSTRIAS), CRIOU POUCAS OBRAS PÚBLICAS, O QUE TALVEZ EXPLIQUE O FATO DE SER BEM MENOS LEMBRADO DO QUE OUTROS MODERNISTAS DE SEU TEMPO.
ARQUITETO DOS CINEMAS, PROJETOU VÁRIOS - COMO OS CINE IPIRANGA E U.F.A. FEZ TAMBÉM AGÊNCIAS PARA O BANCO SULAMERICANO. E MUITAS RESIDÊNCIAS - COMO A RES. CASTOR DELGADO (1958) OU A RES. OLIVO GOMES, EMOLDURADA PELOS LUXURIANTES JARDINS D EBURLE MARX.
PROJETOU TAMBÉM O BELO TEATRO CULTURA ARTÍSTICA, COM SEU IMENSO PAINEL DE PORTINARI ORNANDO A FACHADA CURVA. CONSUMIDO POR UM INCÊNDIO QUE, FELIZMENTE, POUPOU O PAINEL, O TEATRO SERÁ RECONSTRUÍDO PELA ASSOCIAÇÃO QUE O MANTÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário