sexta-feira, 10 de junho de 2016

URBANISMO: RIO 2016 PORTO MARAVILHA / PÇA. MAL. ÂNCORA + PÇA. QUINZE + PÇA. MAUÁ

TAL QUAL BARCELONA EM 1992, O RIO DE JANEIRO RECEBE OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 REPLETO DE NOVIDADES. O MAIOR PRESENTE FOI A DERRUBADA DO ELEVADO DA PERIMETRAL, QUE RECONCILIOU A CIDADE COM SUA ZONA PORTUÁRIA, SEU BERÇO HISTÓRICO.
A PRAÇA MAL. ÂNCORA FOI REVITALIZADA E , DE UM CONFUSO ESTACIONAMENTO, VIROU UM BELO PROMENADE À BEIRA-MAR, COM PASSEIOS E MUITAS ÁRVORES. VALORIZANDO PRECIOSIDADES ARQUITETÔNICAS COMO O MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E O RESTAURANTE ÂNCORAMAR (EX-ALBAMAR), QUE OCUPA A ÚNICA TORRE REMANESCENTE DO ANTIGO MERCADO MUNICIPAL.
JÁ A HISTÓRICA PRAÇA QUINZE, O NOVO HORIZONTE ABERTO VALORIZOU PÉROLAS COMO O PAÇO IMPERIAL, O PALÁCIO TIRADENTES, O CHAFARIZ DO MESTRE VALENTIM, O ARCO DO TELES OU A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ. FICOU FALTANDO, CONTUDO, UMA NOVA ESTAÇÃO DE BARCAS - A ESTAÇÃO CHARITAS (VER PROJ TRANSPORTE/NOV'13), QUE NIEMEYER FEZ EM NITERÓI, SERVIRIA DE PARÂMETRO.
MAIS ADIANTE, ALÉM DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO, SE DESCORTINA A NOVA ESPLANADA DA PRAÇA MAUÁ, COROADA POR DOIS GRANDES E BELOS MUSEUS. O MAR - MUSEU DE ARTE DO RIO E O ESCULTÓRICO MUSEU DO AMANHÃ (VER ORGANICISMO/MAI'16), DE SANTIAGO CALATRAVA. OCUPANDO O ANTIGO LEITO DA AV. RODRIGUES ALVES (SOB O ELEVADO DA PERIMETRAL), CRIOU-SE A ORLA LUIZ PAULO CONDE, UM BOULEVARD QUE BORDEJA O CAIS DO PORTO, COMO SE VERÁ EM FUTURA POSTAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário