segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PROJ RESIDENCIAL: STICK HOUSE, SANTA MÔNICA

FOI NA CALIFÓRNIA QUE, NO INÍCIO DO SÉCULO 20, SURGIRAM AS PRIMEIRAS CONSTRUÇÕES MODERNAS DOS EUA. ENTRE 1945 E 1966, UM PROGRAMA CHAMADO 'THE CASE STUDY HOUSE' REFORÇOU ESSA TENDÊNCIA AO ESPELHAR PELO ESTADO 36 MORADIAS ASSINADAS POR EXPOENTES DO MODERNISMO - COMO RICHARD NEUTRA, EERO SAARINEN, CHARLES & RAY EAMES.
NESSE CONTEXTO, NÃO SURPREENDE QUE, EM 1963, UM CASAL CONTRATASSE OSCAR NIEMEYER PARA PROJETAR UMA RESIDÊNCIA EM SANTA MÔNICA. IMPOSSIBILITADO DE VIAJAR POR CONTA DA GUERRA FRIA (ALÉM DO MEDO DE AVIÃO ...), O PROJETO FOI DESENVOLVIDO À DISTÂNCIA E ACOMPANHADO POR UM ARQUITETO LOCAL - O QUE EXPLICA A NÃO INCLUSÃO DESTE TRABALHO NO SEU PORTFÓLIO.
APESAR DE CARREGAR O TRAÇO DO MESTRE, A MORADA, DE 420M2 ORGANIZADA EM DUAS ALAS DISPOSTAS EM T, SÓ FICOU FAMOSA EM 2002, QUANTO QUASE FOI DEMOLIDA. A PREFEITURA LOCAL IMPEDIU E NOVOS DONOS CUIDARAM DA RESTAURAÇÃO DO IMÓVEL - MICHAEL E GABRIELLE BOYD SÃO ADEPTOS DO COLECIONISMO DE CASAS ASSINADAS, UM FENÔMENO TÍPICO AMERICANO.
TRAÇOS DO MODERNISMO SÃO EVIDENTES NA CASA IMPLANTADO PARALELAMENTE À RUA: PAINÉIS DE VIDRO DO CHÃO AO TETO, PÉ-DIREITO ELEVADO E SALAS DE ESTAR E JANTAR INTEGRADAS À COZINHA. FALTAM, CONTUDO, AS CURVAS E AS GRANDES VARANDAS PRESENTES EM SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário