terça-feira, 20 de agosto de 2013

INSPIRAÇÃO:PINACOTECA DO ESTADO, SÃO PAULO

O PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA TRANSFORMAR O EDIFÍCIO DO ANTIGO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS -UM PROJETO DE RAMOS DE AZEVEDO CONSTRUÍDO ENTRE 1897 E 1900 -TEVE ÍNICIO EM 1993. FOI QUANDO PAULO MENDES DA ROCHA, EM PARCERIA COM EDUARDO COLONERI E WELLINGTON TORRES, ASSUMIU A TAREFA DE TRANSFORMÁ-LO NA NOVA SEDE DA PINACOTECA DO ESTADO.
FINALIZADA EM 1998,A RENOVAÇÃO TROUXE VISIBILIDADE À CONSTRUÇÃO NEOCLÁSSICA, ENCRAVADA NUMA DAS ÁREAS MAIS DETERIORADAS DA CIDADE, AO TORNÁ-LA UM DOS MUSEUS MAIS MODERNOS DO PAÍS. A VALORIZAÇÃO DA ALVENARIA ESTRUTURAL, QUE CARACTERIZA FORMALMENTE A PINACOTECA, "FOI UMA DECISÃO EMINENTEMENTE TÉCNICA QUE BUSCOU DESVENDAR O QUE ESTAVA LÁ", EXPLICOU MENDES DA ROCHA. A COBERTURA DOS PÁTIOS INTERNOS E SOBRE O ÓCTOGONO CENTRAL USOU CLARABÓIAS PLANAS COM FECHAMENTO EM VIDRO LAMINADO SOBRE ESTRUTURAS METÁLICAS RETICULARES -O QUE TRIPLICOU A ÁREA EXPOSITIVA E DEIXOU A LUZ NATURAL INVADIR OS ESPAÇOS INTERIORES.
" AGORA É POSSÍVEL VISITAR O PRÉDIO COMO SÓ AS ANDORINHAS PODIAM FAZER. NÃO PRECISA MAIS FICAR CIRCUNDANDO OS PÁTIOS COMO NUM CONVENTO", DISSE O ARQUITETO SOBRE AS PONTES METÁLICAS QUE INTERLIGAM OS ESPAÇOS.
A BELA REFORMA RENDEU AO ARQUITETO PRESTÍGIO INTERNACIONAL COM O PRÊMIO MIES VAN DER ROHE DE ARQUITETURA LATINO-AMERICANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário