terça-feira, 24 de janeiro de 2012

REFERÊNCIA: ROBERTO BURLE MARX (1909/1994)




ROBERTO BURLE MARX (1909/1994) FOI UM DOS PERSONAGENS MAIS VIVOS E CULTOS DO GRUPO QUE REVOLUCIONOU A ARQUITETURA BRASILEIRA NO SÉCULO PASSADO. OFERECENDO UMA SENSIBILIDADE NATURALMENTE DISPOSTA A AMBIENTAR CONSTRUÇÕES, APERFEIÇOANDO-LHES AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE ARRANJOS E RECOMPOSIÇÕES DE ELEMENTOS QUE HABILMENTE SOUBE TIRAR DA FLORA.

DE UMA MANEIRA GERAL, OS BONS ARTISTAS BRASILEIROS SÃO INSTINTIVOS, INGÊNUOS, DESPIDOS DO CERIMONIAL RIGOROSO DAS TÉCNICAS E DA HISTÓRIA -BURLE MARX É A EXCEÇÃO.
LEMBRANDO UM PERSONAGEM DE HUYSMANS PELA SUA CULTURA, SENSIBILIDADE E GOSTO APURADO PARA A REDESCOBERTA DOS MATIZES, PELO ESPÍRITO FACILMENTE REFLEXIVO E MELANCÓLICO QUE REAGIA EM CRIATIVAS CONCLUSÕES PARA AS OBRAS. TAL QUAL OS INGLESES, PARA QUEM A PAISAGEM É FEITA DE TRISTEZA, BURLE MARX CONSIDERAVA A NATUREZA COMO ALGO ASSIM DESPENTEADA E A ARRUMA COM SUTIL EXPERIÊNCIA, ARTIFICIALMENTE, COMO SE FOSSE UMA OUTRA NATUREZA. A NATUREZA É UM OBJETO, NÃO É UMA OBRA DE ARTE -UM MARAVILHOSO OBJETO ANÁRQUICO E INCOERENTE AO QUAL É NECESSÁRIO POR ORDEM E SISTEMATIZAR, PARA QUE ENCONTRE SUA CONDIÇÃO DE ARTE.

OS SEUS JARDINS SÃO, ASSIM, A CONSEQUÊNCIA, O RESULTADO DE UMA INTENSA VARIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE CONSIDERAÇÕES SOBRE IDEIAS E COISAS: PARECEM UM POUCO COM A ÚLTIMA SAÍDA DE UM LABIRINTO NO QUAL ELE SE INTRODUZIU POR CONTA DE UMA INSTRUTIVA CURIOSIDADE. ARQUITETO, PAISAGISTA, PINTOR E ESCULTOR, ELE SE EXPRIME ATRAVÉS DA PAISAGÍSTICA QUE ESTAS TRÊS ARTES HARMONIZAM E INTEGRAM. ESPIRITUOSO, GOSTAVA DE DEFINIR-SE COMO MERO JARDINEIRO...

PARA GOVERNAR TAL COMPÊNDIO, É NECESSÁRIO POSSUIR TÉCNICA, OU MELHOR, O SENTIMENTO TÉCNICO DA NATUREZA, AO QUAL SE ENTREGA ATRAVÉS DA CIÊNCIA. BURLE MARX DEDICOU-SE À ESTE ASPECTO CULTIVANDO SEU SABER NÃO APENAS DENTRO DAS ESTUFAS E LABORATÓRIOS MAS TAMBÉM SOB OS TETOS INSIDIOSOS DA FLORESTA BRASILEIRA À CAÇA EMOCIONANTE DA FLORA IGNORADA PARA A NOVA ORNAMENTAÇÃO. COMO ARTÍFICE DE JARDINS, TEM O MÉRITO DE SER UM INOVADOR, PROPONDO O USO DE NOVAS ESPÉCIES EM DETRIMENTO DAQUELAS MAIS FÁCEIS DE OBTER E DIVULGAR.

DESDE QUANDO, AINDA AINDA GAROTO, COMEÇAVA A PINTAR MANGUEIRAS, PITANGUEIRAS, CAJUEIROS DAS PRAIAS E PRAÇAS DO RECIFE, BURLE MARX RESTAURA O SENTIDO DA FLORA TROPICAL, ESTUDA-A A FUNDO COMO ARTISTA, CULTIVA-A E A ACLIMATA A DISTÂNCIAS IMPRESSIONANTES, DÁ SEU NOME A PLANTAS DESCONHECIDAS, CRIA O AMPLO E EXUBERANTE JARDIM À BRASILEIRA -QUE NA HISTÓRIA PAISAGÍSTICA SUCEDE AO INGLÊS ABRINDO NOVOS CAMINHOS DESTA ARTE QUE NASCE DAS FÁBULAS PARADISÍACAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário