quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PROJ RETROFIT: MUSEO XUL SOLAR, BUENOS AIRES

O MUSEO XUL SOLAR OCUPA QUATRO CASAS QUE PERTENCENTES AO PINTOR, INCLUSIVE A QUE ELE VIVIA, MUITO FREQUENTADA POR ESCRITORES E ARTISTAS - COMO JORGE LUÍS BORGES E ERNESTO SABATO.
O MUSEU CONCRETIZA A VONTADE DE XUL, QUE PRETENDIA CONSTRUIR UMA SEDE PARA O PAN KLUB (FUNDADO POR ELE PARA REUNIÕES CULTURAIS) E UM ESPAÇO PARA ABRIGAR SUAS OBRAS. LIGADO AO FUTURISMO, EXPRESSIONISMO E AO NEOPLASTICISMO, CORRENTES A QUE SE UNIU NOS ANOS VIVIDOS NA EUROPA (1914-1924), FOI TAMBÉM ESCULTOR, AMANTE DA ASTRONOMIA E TAMBÉM UM NOTÁVEL OBSERVADOR DA SOCIEDADE - O QUE SE REFLETIU EM SUA OBRA.
COUBE AO ARQUITETO PABLO BEITIA, COM ESCRITÓRIO INSTALADO NUMA DAS CASAS, REALIZAR UM PROJETO SINGULAR E INOVADOR, QUE RESOLVE O PROGRAMA SOLICITADO E INCORPORA A MORADIA DO PINTOR, COM SUA VALIOSA BIBLIOTECA E PERTENCES PESSOAIS. O MUSEU FOI INAUGURADO EM 1993.
O MUSEU OCUPA UMA ÁREA DE 875 M2 NO BAIRRO NORTE DE BUENOS AIRES. O NÚCLEO DO PROJETO É UM ESPAÇO DE PÉ-DIREITO TRIPLO, ILUMINADO POR UMA CLARABÓIA, QUE SERVE DE AUDITÓRIO PARA 100 PESSOAS, COM PALCO MÓVEL EMBUTIDO SOB O HALL E TIRANTES METÁLICOS PARA LUZES E CENÁRIO.
FORAM PROJETADAS AINDA, MAIS TRÊS SALAS DE EXPOSIÇÃO, EM DIFERENTES NÍVEIS, VOLTADAS PARA O VAZIO CENTRAL. UMA DELAS DESTINA-SE A EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS ENQUANTO AS DEMAIS EXIBEM OBRAS DE XUL: PINTURAS, VITRINES DE OBJETOS, MÁSCARAS E ATÉ JOGOS DE BARALHO.
A FACHADA ORIGINAL DAS CASAS EXISTENTES, CENTENÁRIA, FOI MANTIDA E RESTAURADA. INTERNAMENTE, PORÉM, TUDO FOI DEMOLIDO PARA ABRIR ESPAÇO AO NOVO USO, CONSERVANDO-SE APENAS A RESIDÊNCIA ONDE O PINTOR MORAVA, SITUADA NO SEGUNDO NÍVEL, ELEMENTO FUNDAMENTAL DO PROJETO.
A ESTRUTURA DE TIJOLOS CARACTERÍSTICA DA CONSTRUÇÃO ORIGINAL FOI GRADUALMENTE SUBSTITUÍDA PELA DE CONCRETO À MEDIDA QUE SE ENTRA NO MUSEU. O CONCRETO VAI ADQUIRINDO FORMA PRÓPRIA, NÃO APENAS EM VIGAS E COLUNAS, MAS EM PAREDES, ATÉ DOMINAR INTEIRAMENTE OS ESPAÇOS. BEIMA QUIS MESCLAR OS DOIS MATERIAIS , A MODERNIDADE EXTRAÍDA DO CLÁSSICO. OUTROS MATERIAIS USADOS: PEDRA CINZA-ESCURA DO URUGUAI PARA O PISO DO AUDITÓRIO, E PEDRA CLARA DE MAR DEL PLATA PARA PROTEGER ALGUMAS PAREDES DE CONCRETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário