quarta-feira, 30 de junho de 2010
PONTE: PONTE BAC DE RODA, BARCELONA
PARTE INTEGRANTE DE UM AMPLO PROJETO DE RENOVAÇÃO URBANA , A PONTE FELIPE II - BAC DE RODA LANÇA-SE SOBRE A VIA FÉRREA QUE CONDUZ AO NORTE DA CATALUNHA E À FRANÇA. TÍPICA SITUAÇÃO DE PERIFERIA EM QUE POBRES TIPOLOGIAS INDUSTRIAIS E RESIDENCIAIS CARECEM DA POTÊNCIA E CARÁTER SUFICIENTES PARA MANTER A COESÃO ESPACIAL DE UM ÁREA MARCADA POR UM GRANDE VAZIO HORIZONTAL E SECCIONADA POR UMA LINHA DE TREM.
SANTIAGO CALATRAVA DEMONSTROU UM PROFUNDO CONHECIMENTO DO LUGAR E UMA GRANDE CAPACIDADE DE INTERROGÁ-LO. COM A CLAREZA DE QUEM SABE QUE FAZER A PONTE SIGNIFICA REFAZER A RUA, RECUSA O PONTILHÃO.
REINVENTA O LUGAR DAS PESSOAS, SEM ESQUECER O OS VEÍCULOS - SUA PONTE CRIA GENEROSO LUGAR PARA PASSEIOS A PÉ, COM AS CALÇADAS SE ALARGANDO NO PONTO MAIS ALTO DA CURVATURA E CRIANDO MIRANTES PARA CONTEMPLAÇÃO DOS TRENS, DA CIDADE, DAS MONTANHAS AO LONGE.
PROTEGE-AS SUTILMENTE DO ESPAÇO ABERTO TOTAL, ABRAÇANDO-AS COM OS TIRANTES QUE AS SUSTENTAM E COBRINDO-AS COM OS PARES DE ELEGANTES ARCOS QUE ALI SE ENCONTRAM. E QUE DESCEM ATÉ A TERRA, CARREGANDO ENTRE ELES AS ESCADAS QUE PERMITEM ACESSAR OS MIRANTES DIRETAMENTE DO PARQUE LINEAR QUE MARGEIA A VIA FÉRREA.
ARCOS QUE, DIANTE DA DIMENSÃO DO ESPAÇO URBANO, SÃO SUPERDIMENSIONADOS PARA DAR ESCALA MONUMENTAL AO CONJUNTO. AFINAL, A PONTE, COM MEROS 128M DE EXTENSÃO E 45M DE VÃO, NÃO OS NECESSITARIA TÃO GRANDIOSOS E POSSANTES. SE A ESCALA É TRANGREDIDA, RESULTA DE UM DESEJO APRIORÍSTICO DE PROJETAR UM ACONTECIMENTO URBANO.
" LEMBRAI DE CRISTO E SUA MÃE NA PIETÀ DE MICHELANGELO. SE A MÃE SE LEVANTASSE...SE A VIRGEM SE LEVANTASSE, MEDIRIA DOIS METROS E VINTE DE ALTURA!", BRINCA CALATRAVA, COM SEU ICONOCLASTA HUMOR ESPANHOL.
Marcadores:
/ESPANHA,
ARQ SANTIAGO CALATRAVA,
PONTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário