sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PROJ MUSEU: VITRA DESIGN MUSEUM, WEIL AM RHEIN

DECIDIDO A TRANSFORMAR A PEQUENA WEIL AM RHEIN, PRÓXIMO À BASEL, NA CAPITAL ALEMÃ DO DESIGN, O DONO DA FABRICANTE DE MÓVEIS VITRA INTERNATIONAL, ROLF FEHLBAUM, COMISSIONOU O PRIMEIRO PROJETO EM 1981 - A FÁBRICA, PROJETADA PELO MODERNISTA INGLÊS NICK GRIMSHAW.
EM 1989, FRANK GEHRY PROJETOU UM NOVO EDÍFICIO PARA A FÁBRICA DE CADEIRAS E UM MUSEU. ENQUANTO A FÁBRICA POUCO DIFERE DA CONTRIBUIÇÃO ARQUITETÔNICA DE GRIMSHAW - RETANGULAR, BRANCA E PURA -, O MUSEU EXPÕE VIGOROSAMENTE SEU TÍPICO VOCABULÁRIO DECONSTRUTIVISTA: FRAGMENTOS, PEQUENOS VOLUMES ISOLADOS REUNIDOS APARENTEMENTE AO ACASO, CRIANDO UM NOVO E ESCULTURAL CONJUNTO.
O PRINCÍPÍO DA DIVISÃO EM UNIDADES MENORES, PERSEGUIDO POR GEHRY DESDE OS ANOS 60, É RECRIADO AQUI. A CADA UM DESSES FRAGMENTOS CORRESPONDE UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA - AINDA QUE A LEITURA DESSA LÓGICA FUNCIONAL SEJA NEGADA DO EXTERIOR, ONDE O EDIFÍCIO É PERCEBIDO COMO UM CONJUNTO DE VOLUMES FRATURADOS E AGREGADOS EM TORNO DE UM EIXO. UMA QUALIDADE FORMAL QUE PERMITE AO VITRA DESIGN MUSEUM A QUALIDADE DE 'OBJETO-OBRA DE ARTE ISOLADA.
O INTERIOR CONFIRMA QUE O MUSEU DE DESIGN É MUITO MAIS QUE UM MERO EXERCÍCIO MANEIRISTA OU ESCULTÓRICO, MAS UMA SEQUÊNCIA DE ESPAÇOS RELACIONADOS DE FORMA NATURAL E ENGENHOSA ENTRE SI. EM 800 M2 SÃO DISTRIBUÍDAS AS ÁREAS DE RECEPÇÃO, HALL DE ENTRADA, ARQUIVO E APOIO, BEM COMO AS GALERIAS EXPOSITIVAS DO MOBILIÁRIO ALI PRODUZIDOS DESDE O SÉCULO XIX.
OS ZENITAIS EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ORGANIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO. NO TETO ABOBADADO, CINCO PERFURAÇÕES DE GEOMETRIA VARIADA (CRUCIFORME, TRIANGULAR E RETANGULAR) CONDUZEM A LUMINOSIDADE, CRIANDO EFEITOS DRAMÁTICOS DE LUZ E SOMBRA. QUE SÃO AINDA MAIS INTENSIFICADOS PELOS RECORTES IRREGULARES QUE O ARQUITETO DEFINIU NA LAJE DO MEZANINO.
A CIRCULAÇÃO INTERNA É RESOLVIDA COM DUAS ESCADARIAS E UMA TORRE DE ELEVADOR, QUE EXTERNAMENTE SE EXPRESSAM COMO ALGUNS DOS VÁRIOS VOLUMES INDIVIDUAIS QUE COMPÕEM O TODO. " EU APENAS DESENHO UM ESPAÇO DE CADA VEZ, AO INVÉS DO EDIFÍCIO COMO UM TODO", DIZ GEHRY, NUMA DECLARAÇÃO IRONICAMENTE APROXIMADA DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MOVIMENTO MODERNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário