sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
PROJ AEROPORTO: KANSAI INTL AIRPORT, OSAKA
INAUGURADO EM 1994, O KANSAI INTERNATIONAL AIRPORT OCUPA UMA ILHA ARTIFICIAL DE 511 HECTARES NA BAÍA DE OSAKA. À 5KM DA COSTA, PERMITE A OPERAÇÃO DIUTURNA SEM PROVOCAR POLUIÇÃO SONORA. CONCEBIDO NO FINAL DOS ANOS 80, QUANDO DINHEIRO NÃO ERA PROBLEMA PARA TOKYO, A ILHA TEVE UM CUSTO DE US$ 4 BILHÕES, ENQUANTO O TERMINAL CUSTOU US$ 11 BILHÕES!
PROJETADO POR RENZO PIANO COM AS FORMAS HARMONIOSAS DE UM PLANADOR, A BELA PROPOSTA VENCEU UM DOS MAIS IMPORTANTES CONCURSOS INTERNACIONAIS DO PERÍODO. "KANSAI É UM INSTRUMENTO DE PRECISÃO, FILHO DA MATEMÁTICA E DA TECNOLOGIA", ATESTOU O ARQUITETO.
A INTRICADA, DELICADA COBERTURA DO TERCEIRO PISO DO TERMINAL DE PASSAGEIROS, QUE ABRIGA O EMBARQUE INTERNACIONAL, É SUSTENTADA POR ÁRVORES TÉCNICAS DE 18M QUE ABRIGAM SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO, SOM E VIDEO. COM VISTAS PARA AS COLINAS DE OSAKA, O TETO CONTA COM CAVIDADES QUE, À NOITE, TORNAM-SE REFLETORES - NUM BELO EFEITO LUMINOTÉCNICO.
EM CONTRAPONTO, O PRIMEIRO PAVIMENTO, DAS CHEGADAS INTERNACIONAIS, É CIRCUNDADO POR VALES ARBORIZADOS PARA MELHOR PERCEPÇÃO DA NATUREZA LOCAL. NO SEGUNDO ANDAR E MEZANINO FICAM OS SERVIÇOS: ÁREA ADMNINISTRATIVA, DUTY-FREE, RESTAURANTES, BANCOS... EM FRENTE AO TERMINAL FICA O HOTEL NIKKO AIRPORT.
O ELEGANTE DESIGN DO TERMINAL, QUE CONTRASTA COM A PAISAGEM DE CONSTRUÇÕES DE DESENHO UTILITÁRIO E SEM INSPIRAÇÃO, NÃO FOI INTEGRADO AO RESTANTE DOS PRÉDIOS DO AEROPORTO. PIANO NÃO TEVE INFLUÊNCIA SOBRE OS FEIOS EDIFÍCIOS QUE SÃO VIZINHOS DE SEU BELO TERMINAL: COMO RESULTADO, A ESTAÇÃO DE TREM, O HOTEL E O SHOPPING PLAZA QUE COMPÕEM O COMPLEXO AEROPORTUÁRIO DESTOAM PELA FEIÚRA. UMA BELA OPORTUNIDADE PERDIDA, PORTANTO.
EM 1995, O TERREMOTO QUE CAUSOU ENORME DESTRUIÇÃO EM KOBE, NÃO QUEBROU NENHUM VIDRO DO IMENSO TERMINAL - EMBORA OSAKA ESTIVESSE À MESMA DISTÂNCIA DO EPICENTRO DO TREMOR QUE KOBE. EM SE TRATANDO DE JAPÃO, A PROVA DE FOGO...
Marcadores:
/JAPÃO,
ARQ RENZO PIANO,
PROJ AEROPORTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário