ARTIGOS, REFLEXÕES, INFLUÊNCIAS, REFERÊNCIAS, INSPIRAÇÕES E TRANSPIRAÇÕES NO PRAZER DE FAZER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
sexta-feira, 30 de junho de 2017
PROJ EDUCACIONAL: GEMMA OBSERVATORY, NEW HAMPSHIRE
UM DOS VENCEDORES DO AIA SMALL PROJECT AWARDS 2017, O GEMMA OBSERVATORY ESTÁ LOCALIZADO NAS MONTANHAS CENTRAIS DE NEW HAMPSHIRE. PRIVADO, O PROJETO DO OBSERVATÓRIO FOGE DO TRADICIONAL DOMO CARACTERÍSTICO DA TIPOLOGIA E BUSCA UMA FORMA ARQUITETÔNICA SINTETIZADA, PROVENDO MAIS ESPAÇO USÁVEL E ENFATIZANDO SUA RELAÇÃO ESTÉTICA COM O CONTEXTO GEOGRÁFICO.
O REVESTIMENTO DE RÉGUAS DE ZINCO VALORIZA TANTO A TOPOGRAFIA QUANTO A GEOMETRIA, AMBAS IRREGULARES, DO EDIFÍCIO. UMA ESCADA HELICOIDAL CONDUZ AO TERRAÇO EXTERNO DE OBSERVAÇÃO E À PLATAFORMA ONDE FICA O TELESCÓPIO, LOCALIZADA NA TORRE FACETADA.
PROJETO: ANNAHIAN WINTON ARCHITECTS
quinta-feira, 29 de junho de 2017
PROJ INSTITUCIONAL: CENTRO COMUNITÁRIO, GRÂNDOLA
NO BELO PROJETO DO ESCRITÓRIO LISBOETA AIRES MATEUS PARA A CIDADEZINHA DE GRÂNOLA, NOS ARREDORES DE LISBOA, AS FUNÇÕES DE SUPORTE DO CENTRO COMUNITÁRIO SÃO PROFUNDIDADE AS PAREDES EXTERNAS, PERMITINDO AS ESCULTURAIS ABERTURAS.
A IMAGEM FINAL É DETERMINADA PELA INTERAÇÃO DO ESPAÇO INTERNO, CUJO DESTAQUE SÃO OS FORROS PIRAMIDAIS, COM A ELEGANTE FACHADA BRANCA DO VOLUME GEOMÉTRICO ENCRAVADO NO CENTRO HISTÓRICO.
quarta-feira, 28 de junho de 2017
PROJ GALERIA DE ARTE: NEUE NATIONALGALERIE BY MIES VAN DER ROHE, BERLIM
O PRÉDIO QUADRADO ENVIDRAÇADO ESTÁ ASSENTADO SOBRE AMPLO TERRAÇO, SOB O QUAL FICAM A GALERIA PARA EXIBIÇÃO PERMANENTE DA COLEÇÃO, A ADMINISTRAÇÃO E OS DEPÓSITOS. O TERRENO TEM UM DECLIVE PARA O LADO ESTE, ONDE O TERRAÇO FORMA UM PÁTIO MURADO QUE PROPORCIONA ILUMINAÇÃO NATURAL PARA A GALERIA. A COBERTURA É UMA ESTRUTURA PLANA COM 1,80 M DE ALTURA E DIMENSÕES DE 64,80 X 64,80 METROS, CONSISTINDO NUMA GRELHA FORMADA POR VIGAS DE AÇO SOLDADAS ESPAÇADAS DE 3,60 METROS EM AMBAS AS DIREÇÕES. O CHAPEAMENTO CONTÍNUO ESTÁ REFORÇADO CONTRA INSTABILIDADE COM NERVURAS NA PARTE SUPERIOR. OITO COLUNAS DE AÇO, DUAS DE CADA LADO, SUPORTAM A COBERTURA. NO INTERIOR, A ALTURA DO TETO É DE 8,40 METROS. OS PAINÉIS DE VIDRO ESTÃO RECUADOS EM 7,20 METROS, FORMANDO UMA ARCADA ENTRE AS COLUNAS E OS PANOS DE VIDRO. TANTO O TERRAÇO COMO O PISO INTERNOS SÃO REVESTIDOS POR PEÇAS DE GRANITO DE 1,20X1,20 M.
NO NÍVEL INFERIOR, A GALERIA É ESTRUTURADA EM CONCRETO ARAMADO, COM ESPAÇAMENTO DE 7,20 METROS ENTRE AS COLUNAS. COM PÉ-DIREITO DE 4 METROS, TEM PAINÉIS DIVISÓRIOS BRANCOS E PISO EM PLACAS DE 'TERRAZZO'. PROJETO DE MIES VAN DER ROHE EXECUTADO ENTRE 1962 E 1968.
terça-feira, 27 de junho de 2017
PROJ RESIDENCIAL: SWEETON HOUSE BY FLW, CHERRY HILL (NJ)
A MENOR DAS QUATRO CASAS USONIANAS PROJETADAS POR FRANK LLOY WRIGHT EM NEW JERSEY, A SWEETON HOUSE FOI CONSTRUÍDA EM 1950. COUBE AO ARQUITETO DAN NICHOLS, QUE A COMPROU EM 2008, FAZER UMA BELA RESTAURAÇÃO - RECUPERANDO O CONTEXTO E MANTENDO O CARÁTER ORIGINAL SEM NENHUMA REPOSIÇÃO OU INTRODUÇÃO DE NOVOS ELEMENTOS.
O ELEMENTO MARCANTE DA CASA DE 140 M2 É A DRAMÁTICA COBERTURA. EM UM TRECHO, ELA CHEGA À 1,20 METROS DO CHÃO ENQUANTO AVANÇA, NUM SOBERBO BALANÇO DE 6,10 METROS, PARA CONFORMAR O ABRIGO DOS CARROS E A ENTRADA. "A CASA É ACONCHEGANTE MAS NÃO CONFINADA. ALÉM DE PROVER SUA FUNÇÃO DE ABRIGO E PROTEÇÃO, ELA PERMITE UMA INTERAÇÃO COM A NATUREZA PARA OS MORADORES - SEJA EXPERIMENTANDO AS MUDANÇAS DE ESTAÇÃO OU AS FASES DA LUA, A CONECÇÃO COM A PAISAGEM AO REDOR É DETERMINANTE.