ARTIGOS, REFLEXÕES, INFLUÊNCIAS, REFERÊNCIAS, INSPIRAÇÕES E TRANSPIRAÇÕES NO PRAZER DE FAZER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
PROJ RELIGIOSO: JUBILEE CHURCH DIO PADRE MISERICORDIOSO, ROMA
INAUGURADA EM 2003, A IGREJA DO JUBLEU DEUS PAI MISERICORDIOSO FOI ENCOMENDADA PELO VATICANO COMO PARTE DE UM PROGRAMA DE NOVAS IGREJAS PARA SUPRIR A ESCASSEZ DE LOCAIS DE ORAÇÃO NOS ARREDORES DE ROMA.
SITUADA EM TOR TRE TESTE, A 10KM DO CENTRO, A IGREJA FOI CONCEBIDA POR RICHARD MEIER, CUSTOU US$ 25 MILHÕES E DEMOROU SETE ANOS PARA FICAR PRONTA. SUAS TRÊS PAREDES BRANCAS E CURVAS PARECEM ENORMES VELAS DE UM BARCO - A SEMELHANÇA COM A ÓPERA DE SYDNEY É DELIBERADA, ADMITE MEIER. A DIFERENÇA ESTÁ NO SIGNIFICADO: AS TRÊS CONCHAS SIMBOLIZAM A SANTÍSSIMA TRINDADE!
O OBJETIVO É TRANSMITIR UM IDEAL DE PUREZA COM MUITO BRANCO E LUZ. A IGREJA FOI PROJETADA PARA QUE HOUVESSE O MÁXIMO APROVEITAMENTO DA LUMINOSIDADE SOLAR. ASSIM, A CADA HORA DO DIA, A INCIDÊNCIA DE LUZ REVELA UM OUTRO DETALHE DO PROJETO. A NAVE É COBERTA POR UMA IMENSA CLARABÓIA PARA QUE OS FIÉIS POSSAM VER O CÉU. " NÃO PRECISAMOS DE VITRAIS NEM DE MUITAS CORES. A LUZ JÁ TEM CORES SUFICIENTES", DIZ O ARQUITETO.
ALGUNS ASPECTOS INUSITADOS EM RELAÇÃO A IGREJA DO JUBILEU: AO CONTRÁRIO DO HABITUAL, NÃO É DEDICADA A UM SANTO MAS DIRETAMENTE A DEUS; TAMBÉM NÃO EXIBE CRUZ NA FACHADA; E FOI A PRIMEIRA IGREJA CATÓLICA PROJETADA POR UM ARQUITETO JUDEU.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
URBANISMO: CURITIBA
QUANDO JAIME LERNER SE ELEGEU PREFEITO DE CURITIBA PELA PRIMEIRA VEZ, EM 1971, A CIDADE TINHA 600 MIL HABITANTES. HOJE É A CAPITAL BRASILEIRA COM MAIOR NÚMERO DE AUTOMÓVEIS POR MORADOR. PODERIA SER UMA CATÁSTROFE SOCIAL E URBANÍSTICA, MAS NÃO É. À FRENTE DA PREFEITURA POR TRÊS VEZES E DO GOVERNO ESTADUAL POR DUAS, CONCEBEU PLANOS AMBICIOSOS QUE FORAM LEVADOS ADIANTE POR SEUS SUCESSORES.
AO ASSUMIR A PREFEITURA, LERNER E SUA EQUIPE PUSERAM EM PRÁTICA UM DESENHO URBANO INOVADOR, QUE EVITAVA O CRESCIMENTO DESORDENADO DA CIDADE E COMBATIA A SATURAÇÃO DE SUA ÁREA CENTRAL. ENTRE AS AÇÕES ESTAVA O INCENTIVO AO TRANSPORTE PÚBLICO DE MASSA.UM SISTEMA CHAMADO TRINÁRIO SEPAROU EM TRÊS VIAS PARALELAS A CIRCULAÇÃO DE ÔNIBUS EXPRESSOS, TRÁFEGO LOCAL E TRÂNSITO DE LONGA DISTÃNCIA.
UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DA CIDADE, AS ESTAÇÕES TUBO FICARAM CONHECIDAS NO MUNDO TODO COMO SOLUÇÃO EFICIENTE PARA O TRANSPORTE COLETIVO. O PROJETO, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM OS ARQTOS. ABRAÃO ASSAD E CARLOS EDUARDO CENEVIVA, INSTALOU NAS PARADAS DE ÔNIBUS TUBOS ELEVADOS NO NÍVEL DOS VEÍCULOS, COM EMBARQUE FACILITADO TAMBÉM PELA PASSAGEM PRÉ-PAGA. ESSA AGILIZAÇÃO DO SISTEMA É CHAMADA POR LERNER DE METRONIZAÇÃO DO ÔNIBUS. ELEVADORES ESPECIAIS PERMITEM ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE A TODOS OS CIDADÃOS.
PARA RECUPERAR O CENTRO HISTÓRICO, A TÁTICA FOI AFASTAR DALI OS AUTOMÓVEIS E DAR LUGAR ÀS PESSOAS - ASSIM NASCEU O PRIMEIRO CALÇADÃO DO BRASIL, A RUA DAS FLORES (1972). A AÇÃO ENFRENTOU A CRÍTICA DOS COMERCIANTES, QUE TEMIAM O DECLÍNIO DO MOVIMENTO, MAS A PREFEITURA EFETIVOU A MUDANÇA EM 72 HORAS, DRIBLANDO A OPOSIÇÃO. DEU CERTO: LUGAR MAIS FREQUENTADO PELOS CURITIBANOS E TURISTAS, MISTURA LAZER E SERVIÇO EM MEIO AO CASARIO ANTIGO BEM PRESERVADO.
EM 1972, O PARQUE BARIGUI RESOLVEU DE FORMA NATURAL A DRENAGEM DAS ÁGUAS E EVITOU AS ENCHENTES DA CIDADE - SEM TER DE RETIFICAR RIOS E ENGESSÁ-LOS EM CANAIS. DE QUEBRA, PRESERVOU IMPORTANTE ÁREA FLORESTAL.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
BROWNFIELD ARCHITECTURE : ÓPERA DO ARAME, CURITIBA
EM 1992, A CRATERA DE UMA PEDREIRA DESATIVADA RECEBE O TEATRO EDIFICADO EM 64 DIAS COM TELA ARAMADA, FERRO TUBULAR E POLICARBONATO. UM BELO EXEMPLO DE BROWNFIELD ARCHITECTURE - QUE INSERE NOVOS USOS À AMBIENTES DEGRADADOS PELO HOMEM.
CONCEPÇÃO DE JAIME LERNER E PROJETO DE DOMINGOS BONGESTABS, A ÓPERA DO ARAME ILUSTRA A TESE DE ACUPUNTURA URBANA DEFENDIDDA PELO ARQUITETO E URBANISTA: " É UMA AÇÃO LOCAL, PONTUAL, QUE PROCURA REVITALIZAR UMA ÁREA E AUXILIAR O PLANEJAMENTO."
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
PROJ RETROFIT: MUSEO XUL SOLAR, BUENOS AIRES
O MUSEO XUL SOLAR OCUPA QUATRO CASAS QUE PERTENCENTES AO PINTOR, INCLUSIVE A QUE ELE VIVIA, MUITO FREQUENTADA POR ESCRITORES E ARTISTAS - COMO JORGE LUÍS BORGES E ERNESTO SABATO.
O MUSEU CONCRETIZA A VONTADE DE XUL, QUE PRETENDIA CONSTRUIR UMA SEDE PARA O PAN KLUB (FUNDADO POR ELE PARA REUNIÕES CULTURAIS) E UM ESPAÇO PARA ABRIGAR SUAS OBRAS. LIGADO AO FUTURISMO, EXPRESSIONISMO E AO NEOPLASTICISMO, CORRENTES A QUE SE UNIU NOS ANOS VIVIDOS NA EUROPA (1914-1924), FOI TAMBÉM ESCULTOR, AMANTE DA ASTRONOMIA E TAMBÉM UM NOTÁVEL OBSERVADOR DA SOCIEDADE - O QUE SE REFLETIU EM SUA OBRA.
COUBE AO ARQUITETO PABLO BEITIA, COM ESCRITÓRIO INSTALADO NUMA DAS CASAS, REALIZAR UM PROJETO SINGULAR E INOVADOR, QUE RESOLVE O PROGRAMA SOLICITADO E INCORPORA A MORADIA DO PINTOR, COM SUA VALIOSA BIBLIOTECA E PERTENCES PESSOAIS. O MUSEU FOI INAUGURADO EM 1993.
O MUSEU OCUPA UMA ÁREA DE 875 M2 NO BAIRRO NORTE DE BUENOS AIRES. O NÚCLEO DO PROJETO É UM ESPAÇO DE PÉ-DIREITO TRIPLO, ILUMINADO POR UMA CLARABÓIA, QUE SERVE DE AUDITÓRIO PARA 100 PESSOAS, COM PALCO MÓVEL EMBUTIDO SOB O HALL E TIRANTES METÁLICOS PARA LUZES E CENÁRIO.
FORAM PROJETADAS AINDA, MAIS TRÊS SALAS DE EXPOSIÇÃO, EM DIFERENTES NÍVEIS, VOLTADAS PARA O VAZIO CENTRAL. UMA DELAS DESTINA-SE A EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS ENQUANTO AS DEMAIS EXIBEM OBRAS DE XUL: PINTURAS, VITRINES DE OBJETOS, MÁSCARAS E ATÉ JOGOS DE BARALHO.
A FACHADA ORIGINAL DAS CASAS EXISTENTES, CENTENÁRIA, FOI MANTIDA E RESTAURADA. INTERNAMENTE, PORÉM, TUDO FOI DEMOLIDO PARA ABRIR ESPAÇO AO NOVO USO, CONSERVANDO-SE APENAS A RESIDÊNCIA ONDE O PINTOR MORAVA, SITUADA NO SEGUNDO NÍVEL, ELEMENTO FUNDAMENTAL DO PROJETO.
A ESTRUTURA DE TIJOLOS CARACTERÍSTICA DA CONSTRUÇÃO ORIGINAL FOI GRADUALMENTE SUBSTITUÍDA PELA DE CONCRETO À MEDIDA QUE SE ENTRA NO MUSEU. O CONCRETO VAI ADQUIRINDO FORMA PRÓPRIA, NÃO APENAS EM VIGAS E COLUNAS, MAS EM PAREDES, ATÉ DOMINAR INTEIRAMENTE OS ESPAÇOS. BEIMA QUIS MESCLAR OS DOIS MATERIAIS , A MODERNIDADE EXTRAÍDA DO CLÁSSICO. OUTROS MATERIAIS USADOS: PEDRA CINZA-ESCURA DO URUGUAI PARA O PISO DO AUDITÓRIO, E PEDRA CLARA DE MAR DEL PLATA PARA PROTEGER ALGUMAS PAREDES DE CONCRETO.