ARTIGOS, REFLEXÕES, INFLUÊNCIAS, REFERÊNCIAS, INSPIRAÇÕES E TRANSPIRAÇÕES NO PRAZER DE FAZER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
PROJ INSTITUCIONAL: FORUM TRABALHISTA RUY BARBOSA, SÃO PAULO
O ARQTO. DÉCIO TOZZI HERDOU A SENSIBILIDADE DO PAI, UM ENGENHEIRO ITALIANO QUE ADORAVA POESIA. FORMADO PELO MACKENZIE EM 1960, ELE DIRECIONA SEUS TRABALHOS À CAPTAÇÃO DA LUZ NATURAL E À TRANSFORMAÇÃO DELA ATRAVÉS DA ARQUITETURA. ALÉM DE BUSCAR UMA RELAÇÃO HARMÔNICA ENTRE O ESPAÇO NATURAL E O CONSTRUÍDO.
O FORUM TRABALHISTA RUY BARBOSA ( O PRÉDIO DO JUIZ LALAU), NA CAPITAL PAULISTA, É UMA APOTEOSE DE ILUMINAÇÃO. O SOL PENETRA PELOS VIDROS DA IMENSA FACHADA QUE INTERLIGA OS DOIS BLOCOS DA CONSTRUÇÃO E AQUECE A PRAÇA CENTRAL DE 2.500 M2, DE ONDEM PARTEM OS ELEVADORES E AS RAMPAS DE ACESSO AOS ANDARES.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
PROJ CORPORATIVO: COND. E-TOWER, SÃO PAULO
PROJETO DE UM DOS MAIS ANTIGOS ESCRITÓRIOS DO PAÍS, O EDIFÍCIO E-TOWER CONTA COM 36 ANDARES DISTRIBUÍDOS AO LONGO DE 148M - É O NONO MAIS ALTO DA CIDADE. SITUADO NA VILA OLÍMPIA, A LINGUAGEM MODERNA DA FACHADA NÃO É O ÚNICO DIFERENCIAL DO EMPREENDIMENTO: MULTIUSO, ABRIGA SALAS COMERCIAIS, MORADIAS, ACADEMIA, RESTAURANTES E HELIPONTO.
FUNDADO EM 1962 POR ROBERTO AFLALO, PLÍNIO CROCE E GIAN CARLO GASPERINI, O ESCRITÓRIO SEGUE COMANDADO POR AFLALO FILHO E GASPERINI. UM DETALHE SOBRE O PROJETO INAUGURADO EM 2005: ELE DETINHA O RECORDE MUNDIAL DE RESISTÊNCIA DO CONCRETO, COM 80 MPa, PERMITINDO MAIORES VÃOS LIVRES.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
PONTE: MILENNIUM BRIDGE, LONDRES
INAUGURADA EM JUNHO DE 2000, A PONTE DE 325M CRUZA O TÂMISA, LIGANDO A ZONA DE BANKSIDE À CITY. PROJETO DO ARQTO. NORMAN FOSTER.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
PROJ LOJA: VITRAHAUS, WEIL AM RHEIN
NOVO PROJETO RECÉM-INAUGURADO PARA O CAMPUS DA VITRA EM WEIL AM RHEIN, CRIAÇÃO DOS SUIÇOS JACQUES HERZOG, PIERRE DE MEURON E WOLFGANG HARDT. O TRIO CRIOU UM PRÉDIO CONSTITUÍDO DE QUATRO CASINHAS DE CONCRETO EMPILHADAS DE FORMA CRUZADA.
COM 3.078 M2, ELE DARÁ BOAS VINDAS AOS VISITANTES E ABRIGARÁ UM SHOW ROOM DE MÓVEIS, RESTAURANTE, LOUNGES E MIRANTES. MAIS INFORMAÇÕES: www.design-museum.de
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
PROJ MUSEU: VITRA DESIGN MUSEUM, WEIL AM RHEIN
DECIDIDO A TRANSFORMAR A PEQUENA WEIL AM RHEIN, PRÓXIMO À BASEL, NA CAPITAL ALEMÃ DO DESIGN, O DONO DA FABRICANTE DE MÓVEIS VITRA INTERNATIONAL, ROLF FEHLBAUM, COMISSIONOU O PRIMEIRO PROJETO EM 1981 - A FÁBRICA, PROJETADA PELO MODERNISTA INGLÊS NICK GRIMSHAW.
EM 1989, FRANK GEHRY PROJETOU UM NOVO EDÍFICIO PARA A FÁBRICA DE CADEIRAS E UM MUSEU. ENQUANTO A FÁBRICA POUCO DIFERE DA CONTRIBUIÇÃO ARQUITETÔNICA DE GRIMSHAW - RETANGULAR, BRANCA E PURA -, O MUSEU EXPÕE VIGOROSAMENTE SEU TÍPICO VOCABULÁRIO DECONSTRUTIVISTA: FRAGMENTOS, PEQUENOS VOLUMES ISOLADOS REUNIDOS APARENTEMENTE AO ACASO, CRIANDO UM NOVO E ESCULTURAL CONJUNTO.
O PRINCÍPÍO DA DIVISÃO EM UNIDADES MENORES, PERSEGUIDO POR GEHRY DESDE OS ANOS 60, É RECRIADO AQUI. A CADA UM DESSES FRAGMENTOS CORRESPONDE UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA - AINDA QUE A LEITURA DESSA LÓGICA FUNCIONAL SEJA NEGADA DO EXTERIOR, ONDE O EDIFÍCIO É PERCEBIDO COMO UM CONJUNTO DE VOLUMES FRATURADOS E AGREGADOS EM TORNO DE UM EIXO. UMA QUALIDADE FORMAL QUE PERMITE AO VITRA DESIGN MUSEUM A QUALIDADE DE 'OBJETO-OBRA DE ARTE ISOLADA.
O INTERIOR CONFIRMA QUE O MUSEU DE DESIGN É MUITO MAIS QUE UM MERO EXERCÍCIO MANEIRISTA OU ESCULTÓRICO, MAS UMA SEQUÊNCIA DE ESPAÇOS RELACIONADOS DE FORMA NATURAL E ENGENHOSA ENTRE SI. EM 800 M2 SÃO DISTRIBUÍDAS AS ÁREAS DE RECEPÇÃO, HALL DE ENTRADA, ARQUIVO E APOIO, BEM COMO AS GALERIAS EXPOSITIVAS DO MOBILIÁRIO ALI PRODUZIDOS DESDE O SÉCULO XIX.
OS ZENITAIS EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ORGANIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO. NO TETO ABOBADADO, CINCO PERFURAÇÕES DE GEOMETRIA VARIADA (CRUCIFORME, TRIANGULAR E RETANGULAR) CONDUZEM A LUMINOSIDADE, CRIANDO EFEITOS DRAMÁTICOS DE LUZ E SOMBRA. QUE SÃO AINDA MAIS INTENSIFICADOS PELOS RECORTES IRREGULARES QUE O ARQUITETO DEFINIU NA LAJE DO MEZANINO.
A CIRCULAÇÃO INTERNA É RESOLVIDA COM DUAS ESCADARIAS E UMA TORRE DE ELEVADOR, QUE EXTERNAMENTE SE EXPRESSAM COMO ALGUNS DOS VÁRIOS VOLUMES INDIVIDUAIS QUE COMPÕEM O TODO. " EU APENAS DESENHO UM ESPAÇO DE CADA VEZ, AO INVÉS DO EDIFÍCIO COMO UM TODO", DIZ GEHRY, NUMA DECLARAÇÃO IRONICAMENTE APROXIMADA DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MOVIMENTO MODERNO.