sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PROJ RELIGIOSO: JUBILEE CHURCH DIO PADRE MISERICORDIOSO, ROMA

INAUGURADA EM 2003, A IGREJA DO JUBLEU DEUS PAI MISERICORDIOSO FOI ENCOMENDADA PELO VATICANO COMO PARTE DE UM PROGRAMA DE NOVAS IGREJAS PARA SUPRIR A ESCASSEZ DE LOCAIS DE ORAÇÃO NOS ARREDORES DE ROMA.
SITUADA EM TOR TRE TESTE, A 10KM DO CENTRO, A IGREJA FOI CONCEBIDA POR RICHARD MEIER, CUSTOU US$ 25 MILHÕES E DEMOROU SETE ANOS PARA FICAR PRONTA. SUAS TRÊS PAREDES BRANCAS E CURVAS PARECEM ENORMES VELAS DE UM BARCO - A SEMELHANÇA COM A ÓPERA DE SYDNEY É DELIBERADA, ADMITE MEIER. A DIFERENÇA ESTÁ NO SIGNIFICADO: AS TRÊS CONCHAS SIMBOLIZAM A SANTÍSSIMA TRINDADE!
O OBJETIVO É TRANSMITIR UM IDEAL DE PUREZA COM MUITO BRANCO E LUZ. A IGREJA FOI PROJETADA PARA QUE HOUVESSE O MÁXIMO APROVEITAMENTO DA LUMINOSIDADE SOLAR. ASSIM, A CADA HORA DO DIA, A INCIDÊNCIA DE LUZ REVELA UM OUTRO DETALHE DO PROJETO. A NAVE É COBERTA POR UMA IMENSA CLARABÓIA PARA QUE OS FIÉIS POSSAM VER O CÉU. " NÃO PRECISAMOS DE VITRAIS NEM DE MUITAS CORES. A LUZ JÁ TEM CORES SUFICIENTES", DIZ O ARQUITETO.
ALGUNS ASPECTOS INUSITADOS EM RELAÇÃO A IGREJA DO JUBILEU: AO CONTRÁRIO DO HABITUAL, NÃO É DEDICADA A UM SANTO MAS DIRETAMENTE A DEUS; TAMBÉM NÃO EXIBE CRUZ NA FACHADA; E FOI A PRIMEIRA IGREJA CATÓLICA PROJETADA POR UM ARQUITETO JUDEU.